O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (17), a prova objetiva para o concurso público da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), para o preenchimento das vagas ao Curso de Formação de Praças (CFP). De acordo com a banca organizadora, cerca de 70 mil candidatos participaram da prova.

O certame deste domingo oferta 4 mil vagas e cadastro reserva, para o Curso de Formação de Praças (CFP), as provas tiveram questões objetivas, de múltipla escolha e foram realizadas nas cidades de Belém (Região Metropolitana), Santarém (oeste), Marabá (sudeste), Altamira (oeste), Redenção (sul) e Itaituba (sudoste).

“Neste domingo, estamos dando continuidade ao maior concurso da história da Polícia Militar, desta vez, com as provas para o cargo de praça, com o objetivo de preencher 4 mil vagas. Hoje, é um momento crucial para os milhares de candidatos que estão em busca de uma oportunidade de ingressar na carreira pública estadual. Com este concurso reforçamos mais uma vez  o comprometimento e investimento da atual gestão em aumentar o efetivo, garantindo a segurança e bem estar da nossa população, como também priorizando o ingresso de novos servidores por meio de concurso público”, enfatizou Elieth de Fátima Braga, secretária de Estado de Planejamento e Administração.

Conteúdos relacionados

Candidato recebe orientação de um dos fiscais sobre o seu local de prova
📷 Candidato recebe orientação de um dos fiscais sobre o seu local de prova |Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Expectativa - Amanda Cardoso classificou sua expectativa como 'muito alta' para a prova, pois disse que vem se preparando desde a prova do último concurso para a PMPA. “Eu venho me preparando para essa prova há mais ou menos um ano e meio, desde o último concurso. Minha expectativa está bem alta, estou bem ansiosa, porque é o maior concurso que já teve na história. Passar nesse concurso pra mim é significativo demais, eu vou estar alcançando a minha tão sonhada estabilidade, vou poder ajudar a minha família e também servir ao Estado do Pará”, disse a dona de casa.

A empresa organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.

"Hoje, estamos realizando um grande marco na história da Polícia Militar, realizando o maior concurso público, tanto o número e quantidade de vagas, assim como o número de candidatos. Isso vem a somar a uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado na segurança pública do Pará. Para a gente é muito importante, nós temos necessidade de ampliar o nosso efetivo, é uma necessidade que se apresenta em virtude das demandas sociais e também da proximidade de um dos maiores eventos que será realizado aqui no Pará, que vai ser a COP30 no ano de 2025. Então com esse concurso, a gente pretende iniciar em meados do ano que vem já a formação desses policiais, pois nós pretendemos já estar com essas praças formadas, já prontos e aptos para que operem no policiamento por ocasião da COP30, aqui no Pará”, explicou o chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura, Coronel Cássio Tabaranã.

Concurso da PMPA mobiliza 70 mil
candidatos neste domingo
📷 |Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Mudança - “Eu venho estudando há mais ou menos dois anos para essa prova, esse concurso significa muito pra mim, é a mudança de vida que eu tanto almejo. A gente sabe que a concorrência está muito alta, mas também são muitas vagas, esse é o maior concurso, então eu tô muito confiante. Estou ansioso, eu levo como missão de vida fazer parte da Polícia Militar do Pará”, disse o lojista Carlos Eduardo Borges.

A Consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estará disponível no site da banca a partir das 19 horas do dia 19 de dezembro. 

Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal do Whatsapp 

“Já são cinco anos me dedicando para essa prova, eu comecei a estudar e ainda nem tinha idade para entrar na corporação, a minha família é toda de militares, então eu cresci com esse sonho. Hoje, só de fazer a prova já é o inicio dessa realização pessoal. Entrar na PMPA significa defender o meu Estado, prestar serviço para nossa população e ser um importante reforço na segurança pública”, afirmou a estudante Ana Beatriz Maia de Carvalho

No domingo passado (10) ocorreu a prova para preenchimento de 400 vagas do curso de formação de oficiais, totalizando 4,4 mil vagas e cadastro reserva, sendo o maior concurso da história da PMPA.

MAIS ACESSADAS