Você consegue lembrar como era a vida sem a internet e, principalmente, sem o uso de aplicativos? Possivelmente, sua resposta será não. Afinal, diariamente, todos nós fazemos uso de alguma plataforma que traz facilidade, comodidade e agilidade para a correria do dia a dia. Já estamos tão acostumados com toda essa praticidade, que pensar em um tempo onde nada disso existia chega a ser quase impossível. 

O mercado de aplicativos está crescendo cada vez mais e a tendência é que esse tipo de ferramenta seja ainda mais necessária para que as empresas se encaixem a esse mercado tecnológico. Para se ter uma ideia, os consumidores gastaram cerca de R$ 150 bilhões em compras no aplicativo iOS e Google Play somente no primeiro trimestre deste ano. Esse número é 40% superior ao mesmo período do ano passado. 

Uma explicação para esse aumento está diretamente ligada à pandemia do novo coronavírus, que exigiu dos usuários um maior uso de ferramentas online. Com o isolamento social, os aplicativos se tornaram uma excelente opção em diversas áreas. Seja no lazer, com o uso de jogos, plataformas de streaming e compartilhamento social. 

"Hoje, no cenário e no mundo em que vivemos, estamos acompanhando um avanço e um crescimento dos usuários em redes sociais, sites, blogs, plataformas de streaming. Com seus smartphones, tablets e notebooks. O cliente saiu das ruas e entrou nas redes sociais com ainda mais vontade, e criando novo hábitos. Dos quais as empresas precisam mudar para continuar recebendo seus clientes", destaca Daniel Pinon, diretor executivo da Ágil Devs, que atua no desenvolvimento de aplicativos e sistemas web.

A área da educação também tem percebido a necessidade de investimento em plataformas online. Diversas instituições de ensino apostaram e investiram em aplicativos para que os alunos tivessem acesso às aulas remotas, já que o ensino presencial precisou ser suspenso. 

Outro setor bastante afetado pela pandemia e que precisou se adaptar ao mercado foi o dos trabalhadores autônomos. Os profissionais do mercado informal foram os mais afetados pela crise. De acordo com uma pesquisa do Instituto Opnus, cerca de 76% das pessoas que trabalham por conta própria tiveram queda em suas rendas durante a pandemia.

Pensando na necessidade de espaço para esses trabalhadores, a Ágil Devs criou uma plataforma para uma startup que realiza prestação de serviços e tem como objetivo ajudar na resolução de problemas domésticos. O AtJob, como é chamada, é uma plataforma que oferece serviços de assistência técnica de eletrodomésticos, ar condicionados, faxinas, pet sitter, entre outros. 

Na plataforma desenvolvida pela Ágil Devs, os prestadores de serviços fazem um cadastro e informam que tipo de trabalho executam. Os clientes também têm acesso à plataforma, onde podem escolher o tipo de serviço que será realizado e qual prestador realizará o mesmo. 

O AtJob atua como um intermediário na relação entre cliente e prestador. Além disso, supervisiona o trabalho executado e dá garantia sobre o mesmo. A plataforma também garante ao cliente a oportunidade de fazer o pagamento diretamente na ferramenta online, sem ter qualquer contato físico com os prestadores. 

A criação da plataforma foi feita de acordo com um planejamento realizado pela Ágil Devs com a startup, como explica Daniel. 

"Primeiro verificamos o que a empresa necessita, fazemos uma análise de requisitos, como as necessidades do clientes. Se for startup, é essencial que possua um plano de negócios, o famoso canvas, que será crucial para o desenvolvimento da aplicação. Após essa análise, fazemos o orçamento. O cliente aprovando, passamos para o desenvolvimento das telas, cores e formatos. Em seguida, damos início à produção do aplicativo ou sistema web", afirma.

A dificuldade para organizar os processos diários da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré se tornou motivação para a busca de um aplicativo pela direção da instituição. O sistema criado pela Ágil Devs trouxe uma série de benefícios para o órgão, incluindo a entrega das camisas dos guardas. 

"Foi de fundamental importância a criação do aplicativo/sistema para a Guarda de Nazaré. Ele facilitou a gestão dos requisitos para que um guarda possa estar "habilitado" a receber sua camisa e, consequentemente, possa participar do Círio e demais romarias. Ele também melhorou o controle de missas e eventos, gerando relatórios detalhados sobre a Guarda para que o coordenador tome as decisões necessárias no dia a dia", explica o vice-coordenador da Guarda, Álvaro Couto. 

Empresas do Pará investem em apps para facilitar rotina
📷 |Reprodução

Fique atento na hora de investir!

A importância de investir em tecnologia é indiscutível, principalmente com a popularização dos smartphones. O investimento em aplicativos traz diversos ganhos, incluindo uma presença cada vez maior do negócio no dia a dia de seus clientes, além de, claro, ampliar as vendas. 

Na hora de escolher a empresa que desenvolverá o aplicativo ou sistema web, invista em uma instituição séria, que garanta resultados e tenha compromisso com o cliente. 

"A Ágil Devs honra o nome que tem. Sempre nos atendeu com muita rapidez e, principalmente, qualidade", ressalta Álvaro.

Guarda de Nazaré foi uma das instituições que apostou na modernização das tarefas cotidianas Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS