As mudanças na política de preços da Petrobras agradaram os investidores e resultaram na alta das ações da empresa na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Anunciadas no início da tarde desta terça-feira (16), as alterações na companhia petrolífera estatal eram uma incógnita para o mercado financeiro, que esperava uma grande intervenção política na empresa.

Após a estatal ter anunciado o fim da paridade de importação (PPI), a política foi substituída por um novo modelo, o qual deixa de considerar o custo de importação e mira a busca por clientes e o custo de oportunidade de venda dos produtos.

Veja também:

Preço médio do gás ficará em R$ 99; veja quanto será no Pará

Petrobras muda política e preços podem baixar ainda este mês

Com o anúncio, as ações da petroleira chegaram a subir 5%. A avaliação do mercado é de que a mudança já era esperada e não representou alterações drásticas na empresa, aliviando o receio sobre possíveis interferências do governo na empresa.

"A Petrobras segue com uma política de mercado e entendemos que a reação deve ser positiva, uma vez que havia muita desconfiança pairando sobre esse anúncio", disse o analista Frederico Nobre, da Warren Rena.

"O preço dos combustíveis deve cair alguns centavos nas refinarias, mas muito pouco mudou em comparação ao que o mercado esperava de interferência. Nada sobre a Lei das Estatais ou o estatuto social da Petrobras foi alterado. Parece mais uma mensagem do governo de que está fazendo algo sobre o preço dos combustíveis do que uma mudança efetiva", afirmou Gabriel Meira, sócio da Valor Investimentos.

As ações preferenciais da Petrobras, que foram as mais negociadas da sessão durante esta terça-feira (16), chegaram a 3,39%, mas fecharam em 2,73%. As ordinárias registraram alta de até 2,76% e fecharam em 2,24%.

O resultado só não foi melhor para a B3 pois pesavam contra o Ibovespa as ações da Magalu, que caíram 22,83% após a empresa ter reportado prejuízo no primeiro trimestre. Além dela, BRF e Vale também afetaram o índice com desempenhos negativos na sessão.

Ações da Petrobras na Bolsa brasileira subiram com anúncio de mudanças na política de preços Foto: Divulgação/B3

MAIS ACESSADAS