O Centro de Recuperação Prisional de Redenção, no sul do Pará, promoveu a solenidade de encerramento do ano letivo de 2023, com a entrega de certificados de conclusão da I Etapa do Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. No total 40 alunos receberam o documento que comprova que estão aptos a fazer a 2° Fase do Ensino Fundamental. 

O trabalho educacional é ofertado através da parceria entre o Sistema Prisional e a Prefeitura Municipal de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Educação - Semec. Dentro do Bloco Prisional funciona um anexo da Escola Maria Conceição Corrêa, onde a professora Vilma Campos, ministra as aulas para detentos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir o ensino na idade certa. 

A solenidade de entrega e encerramento das atividades escolares contou com a participação do diretor do Presídio de Redenção, Major Elder, vice-diretor da unidade Lauenio, diretor da Escola Maria Conceição Corrêa, Raimundo Santos, vice-diretora Claudjane Santos, coordenadora pedagógica da modalidade EJA Valdinéia Moreira, professora Vilma Campos. O secretário municipal de Educação, professor Vanderly Moreira, foi representado pela professora Erisneiva. 

Veja também:

Durante a solenidade, um dos agraciados com a certificação falou da importância da prefeitura ofertar a educação para que aqueles que estão privados da liberdade. “O ensino ofertado aqui para nós que estamos pagando a nossa pena, significa uma oportunidade para abrir portas no mercado de trabalho, quando voltarmos ao convívio de nossas famílias e da sociedade”, declarou. 

O Centro de Recuperação Prisional de Redenção, no sul do Pará, promoveu a solenidade de encerramento do ano letivo de 2023
📷 O Centro de Recuperação Prisional de Redenção, no sul do Pará, promoveu a solenidade de encerramento do ano letivo de 2023 |Reprodução

“Também revela para cada um de nós, que não estamos esquecidos, que merecemos novas chances e essa chance está vindo por meio da educação que está transformando a vida de cada um que está aqui estudando e aproveitando essa oportunidade", disse o egresso. 

O diretor Major Elder aproveitou o momento para destacar a importância da parceria entre o Governo Municipal e o Sistema Prisional, que há cerca de oito anos, está levando educação para dentro das portas do presídio. “Em nome das famílias de todos os que hoje estão concluindo essa primeira etapa e com certeza novas etapas virão no próximo ano. Ao secretário de educação os nossos agradecimentos”, destacou o major. 

A solenidade encerrou com a oferta de um lanche a todos. 

MAIS ACESSADAS